Fusão cria gigante do food service: Grupo Drumattos se une ao Alife Nino
O Grupo Drumattos, controlador das redes Camarada Camarão e Camarão & Cia, passa a integrar oficialmente o Grupo Alife Nino, responsável por marcas como Nino Cucina, Ninetto, Tatu Bola, Boteco Boa Praça e Rainha. O anúncio foi feito nesta terça-feira (03). A nova configuração forma um conglomerado com 16 marcas, 110 unidades próprias, 35 franquias e atuação em 20 estados. A expectativa de faturamento é R$ 1,1 bilhão ainda em 2025.
O movimento se deu pela aquisição, por parte do Grupo Alife Nino, da participação anteriormente detida pela Vinci Partners, além de uma fatia adicional da própria holding. Em 2019, a Vinci Partners realizou aporte no Grupo Drumattos, por meio do Fundo de Investimento em Participações Nordeste III (FIP NE III), que contava com R$ 240 milhões em capital comprometido, incluindo recursos do BNDES e do Banco do Nordeste.
À época, o aporte visou financiar a expansão nacional do Camarada Camarão, inicialmente forte em Pernambuco e no Nordeste, com a estratégia de abrir unidades em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. O investimento da Vinci foi determinante para viabilizar a estruturação da governança corporativa, o fortalecimento do modelo de franquias e a ampliação do portfólio com o desenvolvimento da marca Camarão & Cia. O fundo de private equity Vinci Partners permitiu o salto de escala que pavimentou a operação anunciada neste mês.
CEO do Drumattos à frente da operação
“Estamos unindo forças com um parceiro estratégico que compartilha nossa visão de crescimento e excelência. O Camarada Camarão, que já vinha em forte expansão, agora ganha ainda mais impulso, com um plano de desenvolvimento sólido e a perspectiva de alcançar novos mercados”, destacou Sylvio Mattos, CEO do Grupo Drumattos, que segue à frente da operação. A transação posiciona o conglomerado entre as dez maiores empresas de food service e hospitalidade do Brasil.
Segundo Pedro Silveira, presidente do Conselho do Grupo Alife Nino e agora também presidente do conselho do Drumattos, a integração amplia as sinergias entre os negócios. “Nosso foco sempre foi criar, integrar e fortalecer marcas que são referência no mercado, que compartilham dos nossos valores e que elevam a experiência do consumidor”, afirmou.
Fonte: Movimento Econômico